Como funciona a nova carteirinha digital para estudantes

Quem não quer mais usar a carteirinha de estudante física já pode usar a ID Estudantil, a nova carteirinha estudantil digital. O primeiro passo é acessar o aplicativo disponível na Play Store e Apple Store para o Id Estudantil Cadastro – o que poderá demorar algumas semanas para ser autorizada e validada. Uma vez cadastrado o estudante poderá usar como identificação oficial em qualquer ambiente acadêmico e em eventos culturais para garantir a meia entrada. Já são mais de 4 milhões de estudantes que a solicitaram pelo app, segundo dados do Ministério da Educação.

No novo sistema as informações ficam sincronizadas com as informações coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – o mesmo que aplica o Exame Nacional do Ensino Médio e a Secretaria de Educação Brasileira (SEB). Os dados que serão solicitados para o momento do cadastro são básicos, tais como CPF, nome completo, nome dos pais, data de nascimento, curso e período do curso, matrícula e semestre de ingresso do estudante Eles devem informar CPF, data de nascimento, curso, matrícula, o ano e semestre de ingresso dos estudantes.

Para saber se o documento já está pronto para uso na versão digital offline basta acessar o site  idestudantil.mec.gov.br. A plataforma também conta com informações sobre o programa como um todo, possuindo arquivos em todos os tipos de mídia, um pergunta e respostas bem completa sobre como funcionará a nova carteirinha digital.

E quem quiser manter a carteirinha?

O seu cartão de identificação online ou físico é necessário para o acesso às instalações da Universidade e você precisará dele para registrar sua presença para fins de empréstimo estudantil, usar a biblioteca e obter acesso à rede de computadores. Seu cartão de estudante permanece válido para a duração do seu programa – por favor lembre-se de mantê-lo com você em todos os momentos quando no campus ou então da escola. Entretanto, quem quiser ainda ter a versão digital pode solicitar no centro acadêmico ou administrativo da instituição. Nesse caso, alguns cuidados extras são necessários para assegurar a durabilidade e validade do documento, tais como:

  • Manter o cartão em uma mala de transporte seguro-carteira de cartão de crédito
  • Manter o cartão longe de ímãs para evitar danos magnéticos
  • Não mexer no cartão
  • Manter a superfície limpa e livre de marcas ou arranhões
  • Não dobrar a carta
  • Evite expor o cartão a calor excessivo
  • Não lave o cartão nem o utilize para qualquer finalidade para a qual não foi concebido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *